O Impacto Econômico da Música em Nova York

Novo relatório estima que a indústria musical de Nova York responde por 60 mil empregos, US$ 5 bilhões em salários e gera US$ 21 bilhões para a economia.


O Prefeito Bill de Blasio e a Comissária do Gabinete Municipal para Mídia e Entretenimento (Mayor’s Office of Media and Entertainment, ou MOME), Julie Menin anunciaram hoje os resultados do primeiro estudo de impacto econômico da indústria musical da cidade de Nova York. O estudo, realizado pelo Boston Consulting Group, descobriu que o setor gera quase 60 mil empregos, US$ 5 bilhões em salários e US$ 21 bilhões para o PIB da cidade. O setor está crescendo mais rápido que o restante da economia local: empregos e salários relacionados à música estão crescendo a taxas anuais de 4% e 7%, respectivamente, em comparação com 3% e 5% na economia da cidade em geral. O relatório posiciona Nova York como um dos maiores - se não o maior - ecossistema musical do mundo.

Quando o Prefeito Bill de Blasio nomeou Julie Menin Comissária do MOME, ele também expandiu o portfólio da agência para incluir música. Esta foi a primeira vez que uma agência da Cidade recebeu um mandato para apoiar e promover a indústria da música em Nova York. Um passo essencial para apoiar esta indústria é compreender plenamente suas dimensões, seu panorama, desafios e oportunidades. Com esta finalidade é que o MOME encomendou o presente estudo.

"A música é uma força inclusiva e um motor econômico desta cidade", disse o prefeito. "À medida que continuamos a gerar bons empregos para os nova-iorquinos, vemos que o talento bruto e a energia doméstica construíram uma poderosa indústria local. Vai continuar a crescer esse sucesso. "

"A indústria da música é uma parte vital da economia criativa da cidade e estamos muito satisfeitos por ser sua agência de apoio na cidade", disse Menin. "Este estudo inédito detalha a quantidade substancial de atividade econômica que os diversos ramos deste setor da indústria de entretenimento geram na cidade. O estudo reafirma ainda, de forma peremptória, o status de NYC como capital mundial da música. Devido à sua resiliência e criatividade, Nova York tem resistido às mudanças na indústria da música melhor do que outras cidades, mantendo-se no topo. Estamos ansiosos para aproveitar esse impulso e trabalhar com a indústria para ajudá-la a continuar a crescer e prosperar."

O segmento de música de massa (grandes casas de shows, transmissão digital, rádio, TV, lojas de varejo) está impulsionando o crescimento da indústria da música. Com empregos e salários crescendo a 5% e 12%, respectivamente, este segmento contribui com quase 50% de toda a produção econômica direta do setor.

O estudo descobriu que a cidade de Nova York é um centro de inovação e serviços de música digital. Com mais de 70 start-ups de música digital, Nova York tem duas vezes mais empresas de música digital do que San Francisco ou Los Angeles.

O estudo também revela que mais ingressos são vendidos para apresentações de música ao vivo em Nova York - 5,4 milhões em 2015 - do que em qualquer outra cidade do mundo. A análise sugere que, apesar dessas altas vendas de ingressos, o mercado ainda não está saturado: a cidade de Nova York poderia suportar outros locais de shows.

Outras conclusões

A indústria da música tem experimentado por toda parte transformações extremas nos últimos anos, devido às tecnologias digitais e à inovação, mas a indústria na cidade tem mostrado resiliência. Isso ocorre porque Nova York não abriga apenas uma gama diversificada de artistas talentosos, mas também oferece a vantagem da proximidade com centros de publicidade, mídia e finanças. Sinergias com essas indústrias ajudam a "ancorar" a indústria.

Este estudo define e detalha os quatro pilares que compõem o ecossistema da música de Nova York:
• As comunidades de artistas locais: são os artistas da cidade, pequenos espaços de shows, espaços de ensaio e escolas de música.
• O consumo de música de massa, que consiste nos principais teatros, concertos, festivais, grandes grupos de espectadores, streaming digital, transmissões de rádio e varejistas que vendem música gravada.
• O negócio global de gravações é a gama completa de gravadoras, editores de música, gerentes de talentos e promotores.
Infra-estrutura e serviços de apoio, que incluem estúdios de gravação, centros de tecnologia digital, serviços de contabilidade, advogados de entretenimento e indústrias relacionadas, como publicidade, mídia e finanças.

O relatório mede as contribuições desses quatro pilares para a economia de quatro formas: direta, indireta, induzida e acessória (quando associada ao turismo).
Impacto direto: os setores do núcleo da indústria fonográfica contribuem com 31.400 empregos, US$ 2,8 bilhões em salários e US $ 13,7 bilhões em produto econômico. O salário médio anual para a indústria de música direta foi de US$ 90 mil em 2015, contra US$ 85 mil em 2014.
Impacto indireto: por meio de transações com fornecedores e vendedores de música (como serviços profissionais, TI e telecomunicações), a indústria fonográfica da cidade de Nova York tem um impacto econômico indireto de aproximadamente 10,1 mil empregos, US$ 900 milhões em salários e US$ 3,4 bilhões em produto econômico.
Impacto induzido: Quando os trabalhadores empregados direta ou indiretamente pela indústria gastam seus salários em Nova York, eles apoiam cerca de 16,1 empregos, US$ 1 bilhão em salários e US$ 3,9 bilhões em produto econômico.
• As despesas de turismo atribuíveis unicamente à participação em eventos relacionados à música situam-se entre US$ 400 a US$ 500 milhões (NOTA: Este valor não foi contabilizado na cifra de produto econômico total do setor, de US$ 21 bilhões).

O relatório também detalha desafios e oportunidades para o MOME, bem como esboça alguns programas para apoiar o ecossistema musical local:
• As comunidades de artistas locais da cidade são mais vulneráveis ​​às tendências econômicas. Os locais menores são as incubadoras de talentos, e o relatório descobriu que mais de 20% desses locais fecharam nos últimos 15 anos. Isso representa um problema potencial para a manutenção de uma comunidade de artistas prósperos, e de NYC como o destino preferido para futuros artistas.
• Mesmo sendo líder mundial em vendas de ingressos neste segmento, a demanda sugere que o mercado de concertos e festivais ainda não atingiu um ponto de saturação e, como tal, há espaço para crescimento.

Leia o relatório completo Music in New York City.


Algumas opiniões do mundo da música sobre o novo estudo e a importância do MOME

"Este estudo demonstra como a música é vital para o ecossistema cultural e comercial de Nova York. Estamos muito satisfeitos por a cidade ter adicionado a comunidade musical de Nova York à carteira do MOME. Agora, a música tem um ouvido importante na Prefeitura." - Michele Anthony, vice-presidente executivo do Universal Music Group.

"A indústria musical dos Estados Unidos nasceu em Nova York e continua a ser central para a sua vida cultural e empresarial, um fato impressionantemente confirmado por este esclarecedor estudo. É importantíssimo que o MOME tenha decidido incluir a música em seu portfólio, o que aproximará toda a indústria daqueles que governam a cidade que todos nós amamos." - Craig Kallman, Presidente e CEO da Atlantic Records.

"Aplaudo Nova York e o MOME por terem a visão de encomendar este importante estudo. NYC é a capital da música do mundo e os benefícios para a economia local na forma de empregos, turismo e cultura são mais do que imensos. Através da MOME, a indústria finalmente tem um parceiro para colaborar a fim de que NYC possa atingir o potencial que apenas começa a perceber". - Mark Shulman, vice-presidente sênior da Bowery Presents/AEG Live NYC.

"Como o estudo reconhece, a indústria discográfica, e as gravadoras em particular, são parte integrante do futuro cultural e econômico de Nova York. Temos de torná-lo acessível para artistas e educadores de música viverem aqui. É vital que a cena musical de Nova York continue a prosperar, a motivar, a excitar e a permanecer como uma meca das artes, entre as mais enriquecedoras e influentes do mundo." - Daniel Glass, da Glassnote Music

"Este estudo vital do MOME estabelece o impacto maciço da música sobre a economia da nossa cidade", disse . A A2IM rende tributo ao MOME por adicionar a música ao seu portfólio e adotar um plano para reconhecer, apoiar e revitalizar a comunidade musical de Nova York." - Richard Burgess, CEO da A2IM (Associação Americana de Música Independente)

"Mais de 20% dos projetos de música bem sucedidos no Kickstarter são de Nova York e estamos muito animados com os dados deste estudo, demonstrando o impacto econômico da comunidade musical na cidade" - Molly Neuman, da Kickstarter.

"Ao gerarem uma economia cultural e turística de vários bilhões de dólares, é claro que os músicos não são apenas cruciais para a vitalidade cultural da cidade de Nova York, mas também para a vitalidade, diversidade e saúde de nossa economia global. Para Nova York manter sua posição como uma capital cultural, temos de continuar a trabalhar arduamente, garantindo que os nossos artistas recebam o apoio e os rendimentos necessários para alcançar, financeiramente e artisticamente, carreiras que lhes permitam viver, trabalhar e criar uma família aqui. - Tino Gagliardi, Presidente da Associação de Músicos da Grande Nova York.

"Depois de possuir locais de música ao vivo em NYC por mais de 20 anos, foi uma grande sensação ouvir que o premiado MOME agora ampliou seu portfólio para incluir música" - Peter Shapiro, Brooklyn Bowl.

"Este estudo é um grande exemplo de governo trabalhando para apoiar e melhorar o trabalho de seus cidadãos e suas comunidades e demonstra, com números quantitativos poderosos, a importância e o impacto que a música tem na cidade que nunca dorme. À medida que a indústria da música continua a evoluir, é fundamental que a Cidade compreenda seu impacto, quantifique suas contribuições e avalie os desafios e as oportunidades futuras. Com a música agora formalmente em seu portfólio, estamos felizes em ver o MOME fornecendo um ponto de entrada muito necessário para a indústria se envolver com o nosso governo local." - Justin Kalifowitz, CEO da Downtown Music Publishing, co-fundador da "NY is Music"

"Estou tão feliz que o MOME finalmente tenha a música no seu portfolio. Desde que existe o negócio da música, Nova York tem estado no seu centro. É uma grande notícia que finalmente uma administração reconheça os empregos e a cultura que esse negócio gera. É um negócio grande e muito apreciado." - Danny Goldberg, presidente da Gold Village Entertainment.

"Como parte do vibrante ecossistema das artes em NYC, o negócio da música é vital a nossa economia e nossa cultura " É fantástico que a Prefeitura tenha encomendado este estudo para que possamos agora identificar os US$ 21 bilhões que a música gera para a economia da nossa cidade!" - Matthew Siegel, Diretor Digital da Roc Nation

Tradução e adaptação pelo Observatório da Cultura do texto original em inglês na página do Mayor's Office of Media and Entertainment, publicado em 8/3/2017.


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