Gasto público estadual em cultura: dados por região

Prosseguindo com a análise iniciada na postagem anterior, agrupamos os dados dos estados segundo suas respectivas regiões. Os resultados estão em dois gráficos, um tendo como base o valor gasto em relação ao número de habitantes; outro, o percentual da cultura dentro do orçamento total dos estados.

Ambos os gráficos mostram a Região Sul em último lugar; e a Região Norte em primeiro, com números pelo menos três vezes superiores à Região Sul. Esta é a região que apresenta internamente a maior uniformidade, com números praticamente idênticos entre os três estados.


Em relação à terceira e quarta posições, há alternância entre as regiões Sudeste e Nordeste, conforme o critério adotado. Segundo o percentual do orçamento, o Sudeste investiu mais; segundo o gasto per capita, o investimento do Nordeste foi superior. A Região Centro-Oeste mantém a segunda posição em qualquer dos critérios, graças aos excelentes números do Distrito Federal (primeiro no ranking do gasto per capita), a despeito dos apresentados por Goiás (último do ranking).

Veja também:
Orçamento da cultura: ranking das capitais
Cresce o orçamento público da cultura no Brasil

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.