Retratos da Leitura no Brasil

No dia 28 de março, o IPL – Instituto Pró-Livro divulgou os resultados da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, considerada o mais aprofundado estudo do mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro. No seminário realizado em Brasília, o levantamento foi apresentado à autoridades, dirigentes, especialistas de órgãos de Educação e Cultura, entidades, estudiosos e formadores de opinião.

Metodologia: Com a visita a mais de cinco mil municípios brasileiros, o propósito da pesquisa é diagnosticar e medir o comportamento leitor e levantar junto aos entrevistados opiniões relacionadas à leitura. Para isso, foi utilizada a pesquisa quantitativa de opinião com aplicação de questionário estruturado por meio de entrevistas presenciais (com duração média de 60 minutos).

Veja mais em: www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/texto.asp?id=2732

Observatório da População Negra é lançado em São Paulo

A Faculdade Zumbi dos Palmares e a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República lançaram na última quarta-feira (21/03), em São Paulo, o Observatório da População Negra.

A iniciativa visa criar banco de dados com estatísticas e realizações dos afrodescendentes no Brasil, dos resultados efetivos das políticas públicas para a população negra, reunir análises das informações coletadas, para identificar problemas e avanços em cada segmento de estudo.

Diretrizes do MinC para 2012

Documento divulgado pelo MinC apresenta os valores a serem investidos na área através das Emendas das Comissões de Educação e de Cultura e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado; no programa de Fomento aos Museus; no Programa de Ampliação e Atualização de Acervos; na Reforma do TBC e nos Microprojetos da Bacia do São Francisco.

Palestras do Fórum Internacional de Gestão Cultural podem ser vistas online

Nos dias 21, 22 e 23 de Março, aconteceu em São Paulo o Fórum Internacional de Gestão Cultural. O Observatório da Cultura de Porto Alegre esteve presente, através de seu coordenador, Álvaro Santi.

Realização conjunta do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP (CELACC), Livraria Cultura e Portal Terra, o evento foi transmitido ao vivo pela internet. As 13 palestras podem ser assistidas aqui. Destacamos três delas:

Porto Alegre é um dos municípios habilitados no Programa Usinas Culturais


Porto Alegre e outros 14 municípios foram habilitados na segunda fase de seleção do Programa Usinas Culturais, do Ministério da Cultura, conforme divulgado pelo MinC. As propostas escolhidas irão trabalhar um dos seguintes eixos: “Valorização da Juventude Negra”, “Autonomia das Mulheres” ou “Valor Ambiental - Educação e Reciclagem”.

Reunião itinerante da CNIC acontece em Florianópolis

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de março a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, órgão colegiado que analisa os pareceres e subsidia a Ministra na aprovação ou indeferimento dos projetos de Incentivo Fiscal apresentados à Lei Rouanet, estará reunida em Florianópolis/SC.

Lei institui Plano Municipal do Livro e da Leitura

Na manhã desta segunda-feira, 5, o prefeito José Fortunati sancionou a lei que instituiu o Plano Municipal do Livro e da Leitura e criou o Conselho Municipal do Livro e da Leitura. O evento aconteceu no Paço Municipal e reuniu representantes da Câmara Riograndense do Livro, vereadores e secretários municipais.(vídeo)

Entidades têm até dia 8 de março para inscrições na eleição do CEC

Estão abertas as inscrições para as entidades representativas dos diversos segmentos culturais participarem da eleição de dois terços (2/3) dos conselheiros titulares e respectivos suplentes do Conselho Estadual de Cultura do Estado. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Conselho Estadual de Cultura, na rua Carlos Chagas, n.º 55, sala 1112, Centro, Porto Alegre, de segunda à sexta-feira, no horário das 9h30 às 17h30 até o próximo dia 8 de março.

Debates sobre os festivais independentes de música acontecem hoje e amanhã

A Secretaria de Estado da Cultura está promovendo, hoje (5), e amanhã (6), o encontro Imersão Plataforma RS, na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736). O encontro busca formas de viabilizar economicamente e desenvolver os festivais e ações independentes de música no Estado. A programação vai até as 19h, na sala A2B2.

O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações no site da Sedac http://www.cultura.rs.gov.br


Sobre o projeto
O Plataforma RS é um projeto do IEM que busca ações para o desenvolvimento do setor musical, integrado por entidades e agentes culturais que desenvolvem festivais e ações independentes em várias cidades do estado. O IEM prevê criar um programa de fomento com acompanhamento e consultoria por meio do Programa Criativa Birô, uma parceria da Secretaria da Cultura e o Ministério da Cultura, feita por meio da diretoria de Economia da Cultura.

Com informações da Asscom Sedac