Plataforma auxilia eleitores na escolha do voto

Foram necessários 26 dias no Catarse – site de financiamentos coletivo – para que o projeto Voto Como Vamos ganhasse o apoio da sociedade e, assim, arrecadasse o valor de que precisava para a sua concretização. O financiamento mínimo para que a plataforma colaborativa fosse criada com funcionalidades básicas era de R$ 12,5 mil, no entanto, o alcançado foi de R$ 15,6 mil. Idealizada pelo movimento Porto Alegre Como Vamos, a iniciativa pode ser descrita como um aplicativo interligado ao Facebook, no qual o eleitor pode conhecer mais sobre o que faz um vereador e um prefeito e sobre os candidatos, além de comparar e debater as propostas apresentadas.

O desejo de desenvolver um projeto voltado a questões de educação, política e cidadania, que promovesse o engajamento da sociedade, surgiu em novembro de 2011. Porém, foi somente neste ano, com a proximidade do período eleitoral, que a ideia ganhou forma. “Passada a eleição, sempre se cobra os candidatos. Entendemos que o eleitor tem papel fundamental, mas as pessoas não se apropriam dele. Então, este projeto surgiu como forma de resgatar essa consciência”, explicou ao Coletiva.net Amaralina Xavier, uma das organizadoras do projeto.

As propostas são cadastradas na plataforma pelos próprios concorrentes e o cidadão pode “curtir” ou reprovar e também debater sobre o tema em análise. “A ideia é, após as eleições, transformar a plataforma em uma espécie de repositório. As propostas dos candidatos eleitos continuarão armazenadas para monitoramento, consulta e comparação com o que de fato foi feito, possibilitando a interação e estimulando a transparência”, esclareceu Amaralina.

Os comentários na plataforma são feitos através do Facebook; portanto, o aplicativo não possui moderação. Esta fica por conta da própria rede social, que pode retirar comentários do ar quando julgá-los incompatíveis com seus termos de uso. Também como recurso do Facebook, o usuário pode reportar casos de abuso ou spams. Implementado primeiramente em Porto Alegre, o Voto Como Vamos possui código aberto, o que significa que a plataforma pode ser replicada em outras cidades. E, de fato, a plataforma já está em fase de implantação em cidades como Caxias do Sul e Araranguá, Santa Catarina. No ar desde 2 de agosto, no seu segundo dia a plataforma já registrava mais de mil acessos únicos e, até a última semana, tinha cerca de 80 candidatos cadastrados e mais de 500 eleitores participando.

Mais informações podem ser obtidas nos endereços http://voto.poacomovamos.org/ e http://blog.poacomovamos.org/.

Publicação: Coletivas.net (ver matéria)

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.