Após restauração, Casa de Lutzenberger é incluída no Livro de Tombo

A memória da arquitetura e do ativismo ambiental em Porto Alegre ganhou um endereço oficial no dia 8 de agosto, com o tombamento do imóvel localizado na rua Jacinto Gomes, número 39, que durante 80 anos abrigou três gerações da família Lutzenberger. (fotos)

"As pessoas que viveram aqui fazem parte da história da cidade, mas ter reunidas as obras do arquiteto e artista plástico Joseph na casa que também abrigou seu filho José Lutzenberger é uma celebração da memória da arquitetura e do ambientalismo que tanto se desenvolveram na nossa cidade", disse o secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga. (vídeo)

As filhas do ambientalista, Lilly e Lara, participaram da assinatura do Livro de Tombo, homologando o processo de tombamento. O ato contou também com a presença do secretário do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, e da equipe responsável pelo restauro do imóvel.
Segundo lembrou Lara Lutzenberger, a família teve de buscar alternativas para dar um destino ao imóvel que ficou desocupado por oito anos após a morte do pai, em 2002, necessitando de vários reparos estruturais. A solução encontrada “não poderia ser melhor” na avaliação da família, pois com a reforma, a casa abrigará a empresa Vida, de propriedade das filhas e considerada também uma herança de Lutzenberger, criada por ele em 1979.

Já Lilly Lutzenberger destacou alguns itens da reforma, como a troca do piso de madeira, preservando as características originais projetadas pelo avô em 1932, móveis usados pela família, como escrivaninhas, máquinas de escrever, cadeiras, além da reprodução de quadros pintados pelo avô. Outra parte importante do restauro foi o jardim, que manteve características originais do espaço projetado por Lutzenberger, embora tenha sido totalmente refeito, tendo em vista que nos últimos anos de vida Lutz mal tinha tempo para se dedicar a ele.

A casa – O casarão da Rua Jacinto Gomes, 39, bairro Santana, abrigou três gerações da família Lutzenberger de 1932 até 2002. Foi construída pelo arquiteto e artista plástico alemão Joseph Lutzenberger. No ato realizado nesta quarta-feira, o imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (EPHAC). O procedimento de atendeu à solicitação das proprietárias, sendo aceito pela Coordenação de Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura. Para a cidade e a comunidade, o tombamento significa que a obra não poderá ser destruída ou descaracterizada. Ao longo da tarde desta quarta-feira, estará aberta para visitação pública.

Joseph Lutzenberger: um dos mais destacados artistas da cidade, deixou sua marca em prédios importantes, como o Palácio do Comércio, o Pão dos Pobres e a Igreja de São José. Entre suas obras como artista plástico, reproduzidas em alguns cômodos da casa, estão aquarelas retratando a vida dos porto-alegrenses nos anos 30 e bicos de pena com temas gaúchos.
José Lutzenberger: Um dos filhos de Joseph, conhecido como Lutz, foi um dos fundadores do movimento ecológico no Brasil e passou boa parte de sua vida na casa construída pelo pai. Formado em agronomia e ciências naturais, destacou-se por sua capacidade de encontrar soluções práticas para problemas ambientais e por seu engajamento ecológico. Fluente em cinco idiomas, tornou-se conhecido mundialmente. Deixou como legado a empresa Vida e a Fundação Gaia, ONG dedicada ao desenvolvimento sustentável. Morreu em maio de 2002.

Divulgação: Assecom/SMC

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.