Especialistas discutem a importância da Cultura como o quarto pilar para a sustentabilidade

Foi aberto na última terça-feira, no Galpão da Cidadania, o Seminário Internacional sobre Cultura e Sustentabilidade, realizado em parceira com a rede Cidade e Governos Locais Unidos – CGLU. O objetivo foi discutir a importância da Cultura para o desenvolvimento sustentável a partir de uma visão que contemple a economia criativa, as diversidades étnicas, sociais e religiosas, as particularidades locais e o direito de expressão cultural.

Participaram da mesa de abertura o secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz, o presidente da CGLU e prefeito da cidade de Istambul (Turquia), Kadir Topbas; o subdiretor geral de planificação da Unesco, Hans d’Orville; e o secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Emilio Kalil.

Para a ONU (Organização das Nações Unidas), o desenvolvimento sustentável reúne três eixos principais: o Social, o Econômico e o Ambiental. Especialistas, dirigentes de organismos internacionais, gestores culturais e artistas querem a inclusão de um quarto eixo, o Cultural, partindo da compreensão de que essa nova economia só será possível com uma mudança na forma como as pessoas entendem a sua relação com o planeta.

“Além dos pilares existentes, a cultura também é essencial para a sustentabilidade, mas ainda não conseguimos o consenso suficiente para tê-la no mesmo padrão que estão os outros pilares”, disse Ortiz, citando a Declaração de São Paulo, documento firmado em abril de 2012 entre os países membros do Mercosul, além da Bolívia, Chile, Equador e Peru, e que aponta nessa direção. Leia a Declaração.

O presidente da CGLU disse que não há como entender cultura e sustentabilidade de forma dissociada. “Desenvolvimento sustentável e cultura são elementos absolutamente interconectados”, citando o exemplo de Istambul como cidade em que o elemento cultural é decisivo para a formulação de qualquer política. “É uma cidade 8 mil e 500 anos de história, precisamos ver as cidades como espaços culturais”.

Hans d’Orville enfatizou que “a Unesco defende uma abordagem integrada dos aspectos culturais. Devemos progredir, colocando a cultura no centro do paradigma”.

O debate prosseguiu com novas formações, que incluíram o ministro da Cultura do Paraguai, Tício Escobar; o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida e o presidente da Associação Sueca de Autoridades Locais, Anders Knape, além de especialistas internacionais.

Na plateia também estavam os secretários de Políticas Culturais do MinC, Sergio Mamberti, e de Articulação Institucional, Roberto Peixe, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim. A discussão prosseguiu à tarde com novos debatedores.

O que é a CGLU
A Cidade e Governos Locais Unidos – CGLU é uma organização que reúne governos locais autônomos e democráticos. Forma uma rede mundial com a finalidade de representar os interesses das cidades por meio da cooperação entre as administrações locais e a comunidade internacional, aumentado a influência dos governos locais nas decisões em nível mundial.

As cidades que integram a rede assumem o compromisso de lutar contra o aquecimento climático e priorizar a proteção do meio ambiente; promover os direitos humanos e atuar em favor do respeito à diversidade como fundamento para a paz e o desenvolvimento; e apoiar a aplicação das Metas de Desenvolvimento do Milênio e da democracia local.

Fundada em 2004, com sede em Barcelona (Espanha), está presente em mais de mil cidades e 140 países de todas as regiões do mundo, com Seções Regionais na África, Ásia-Pacífico, Oriente Médio, América do Norte e América Latina. Você pode obter mais informações no site da organização.

O que é Economia de Baixo Carbono A economia sustentável, ou economia de baixo carbono, é uma economia em que se procura minimizar as emissões de gases com efeito estufa (o carbono) de forma a reduzir as consequências das alterações climáticas, compatibilizando crescimento econômico com preservação ambiental.

Texto e Divulgação: Ascom/MinC
Foto: Caru Ribeiro

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.