Observatório apresenta proposta de cartografia cultural durante o FST 2012

A Secretaria Municipal da Cultura, através do Observatório da Cultura de Porto Alegre, também está presente no Fórum Social Temático: Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, que acontece em Porto Alegre e Região Metropolitana entre os dias 24 e 29 desse mês.

A palestra Observatório da Cultura: Uma Cartografia Cultural da Cidade acontece na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736) no dia 27 de janeiro, às 9h, e será ministrada pelos coordenadores do projeto, Álvaro Santi e Laura Lautert.

Observatório da Cultura
Com sede no Memorial do Mercado Público, o Observatório foi apresentado oficialmente em 18 de novembro de 2010. Na mesma data, comemorou-se a premiação do Observatório da Cultura de Porto Alegre: Informação e Capacitação para o Desenvolvimento, pelo Programa Barcelona Solidária, da Prefeitura de Barcelona e AECID, para cidades integrantes da Rede CGLU e signatárias da Agenda 21 da Cultura. Com o apoio financeiro recebido foi possível realizar 2 primeiras ações:

- O Curso de Extensão Universitária (à distância) para 80 gestores culturais da capital e região metropolitana, ministrado pela UNISINOS desde setembro de 2011;

- O I Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local, realizado em parceria com o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2011.

A terceira ação é o Portal do Observatório da Cultura, base de dados da cultura local, abrangente e georreferenciada, a ser criada e mantida de forma colaborativa, a ser lançado este ano. O objetivo da atividade do FST 2012 é apresentar a proposta do Portal e ouvir críticas e sugestões da comunidade.

Outras ações futuras incluem ainda o monitoramento e avaliação de políticas públicas; pesquisas; fomento ao empreendedorismo.

Álvaro Santi

Graduado em Música e Mestre em Letras pela UFRGS, é Assistente Técnico da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC), onde coordena a implantação do Observatório da Cultura local. Na SMC, gerenciou o FUMPROARTE, programa de fomento finalista nos prêmios Cultura Viva (2006 e 2007), Gestão Pública e Cidadania (2005) e Estadão-SERASA (2002). É docente convidado no Curso de Especialização em Gestão e Ações Culturais da UNIOESTE-PR. Integrou a Câmara Setorial de Música e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Autor do poema dramático A aposta dos deuses (2007), além de outros três livros de poesia.
Publicou ainda o ensaio Do Partenon à Califórnia: o Nativismo gaúcho e suas origens (UFRGS, 2004). Como compositor e intérprete, lançou em 2011 o CD Trem da Utopia.

Laura Lautert

Graduada em Artes Visuais e Especialista em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua como produtora e gestora cultural. Coordena o Observatório da Cultura de Porto Alegre, junto à Secretaria Municipal da Cultura, desde sua criação em 2010. Coordena o Núcleo de Especiais da produtora de cinema Estação Elétrica desde 2009. Consultora privada de planejamento e desenvolvimentos de diversos projetos culturais, programas e ações educativas orientadas à área da cultura. Entre os últimos projetos destacam-se a Escola de Arte França Brasil “ La Machinerie de L’Art" (2009), e o Projeto de Cinema Itinerante Rodacine (Fundacine, 2006 a 2009).

Parceiros
Para levar adiante este projeto, a SMC pretende contar com parceiros locais, tais como instituições culturais públicas e privadas sediadas na Capital, outros órgãos municipais, prefeituras de municípios da Região Metropolitana, universidades, produtores, investidores e patrocinadores da cultura e organizações da sociedade civil.

Contato
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3225 0793, pelo e-mail observatorio@smc.prefpoa.com.br, ou diretamente no Memorial do Mercado Público – loja 38, 2º pavimento. Também é possível acompanhar as atividades do Observatório da Cultura através do blog http://culturadesenvolvimentopoa.blogspot.com
culturadesenvolvimentopoa.blogspot.com

Serviço
Palestra: Observatório da Cultura: Uma Cartografia Cultural da Cidade
Data: 27 de Janeiro de 2012
Horário: das 9h às 11h
Local: Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro – Porto Alegre)
Inscrições: através do site do Fórum Social Temático (www.fstematico2012.org.br, na guia Inscrições) ou clicando aqui.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.