Lançamento do Criativa Birô no Rio Grande do Sul


A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da Diretoria de Economia da Cultura, e o Ministério da Cultura convidam para o lançamento do Projeto Criativa Birô no próximo dia 24 de janeiro de 2012, às 10 horas, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana.

O evento faz parte da programação da Sedac dentro do Fórum Social Temático 2012 e do Conexões Globais 2.0. Na ocasião, será assinado convênio entre Ministério da Cultura (MinC) e Sedac com a presença do Secretário de Cultura Assis Brasil e da Secretária de Economia Criativa do MinC Cláudia Leitão, que ministrará palestra sobre “Políticas Públicas para a Economia Criativa Brasileira” logo após a assinatura do Convênio.

Criativa Birô - 2012

Desenvolvido graças a uma parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Economia
Criativa, o Criativa Birô pretende ser um equipamento estatal de atendimento e suporte técnico de profissionais e empreendedores criativos. No Criativa Birô, quem trabalha com cultura receberá auxílio para elaborar modelos de negócios, planos de comunicação e distribuição, além de consultorias jurídicas, linhas de crédito, birô de exportação e formações específicas com a finalidade de promover e fortalecer as redes e arranjos produtivos dos setores criativos gaúchos.

A Diretoria de Economia da Cultura começou ainda em 2011 a articulação para a assinatura do convênio com o Ministério da Cultura (MinC), o que também garantirá a instalação do escritório no terceiro andar da Casa de Cultura Mário Quintana, principal equipamento cultural do Estado e por onde circulam cerca de 10 mil pessoas por mês. O investimento total,
entre recursos do MinC e a contrapartida do Estado, equivale a R$ 1,5 milhão.

A ideia é implementar a iniciativa nas capitais dos 27 estados brasileiros até 2014. Além do Rio Grande do Sul, outros quatro estados estão implementando os primeiros escritórios. São eles Acre, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. Artistas, produtores e gestores culturais, profissionais autônomos, empregados de empresas das diversas cadeias que constituem a economia da cultura, ONGs e entidades de classe que atuem ou pretendam atuar nos setores criativos serão beneficiados diretamente pela iniciativa. Além disso, há a expectativa de que o Ministério da Cultura implante o primeiro Criativa internacional na sede do Mercosul, em Montevidéu.

Pretende–se, assim, promover e desenvolver a economia da cultura
no Estado do Rio Grande do Sul, por meio da disponibilização de informações, de formação técnica e em competências essenciais de gestão, da geração de conhecimento, da prestação de serviços de consultoria e assessoria, da disponibilização de acesso a linhas de crédito, da promoção de articulações institucionais, além da criação e fortalecimento de redes e coletivos de profissionais e empreendedores criativos.

Em parceria e articulado com faculdades locais, o Criativa Birô oferecerá, através de empresas juniores, serviços de consultoria e assessoria nas áreas de administração, direito, contábeis, sistemas de informação e/ou publicidade. As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos, constituídas por estudantes, supervisionados por um ou
mais professores, vinculados a faculdades, que tem como objetivo a prestação de serviços de consultoria, prioritariamente para micro e pequenas empresas, a custo zero ou a preços bem abaixo do valor de mercado. A idéia é de não só ampliar a capacidade de atendimento do Birô, mas a de qualificar estudantes de ensino superior, futuros profissionais de mercado para atuarem nos setores criativos.



Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.