União Europeia planeja aumentar investimentos em cultura para ajudar a superar crise

A Comissão Europeia apresentou proposta para a criação do maior projeto de fomento à Cultura existente no mundo, como resposta à crise que afeta a UE.

A proposta está agora em discussão pelo Conselho de Ministros e pelo Parlmamento Europeu.

O texto abaixo é uma tradução livre do conteúdo publicado pelo site ArtInfo.com, no dia 23 de novembro de 2011.


Hoje, em Bruxelas, a Comissão Europeia propôs a criação do maior projeto de fomento cultural do mundo, sob o título Creative Europe (Europa Criativa). A iniciativa - que pode, conforme o projeto, dispender 1,8 bilhões de Euros (cerca de 4,3 bilhões de Reais) entre 2014 e 2020 - representa um aumento de trinta e cinco por cento no investimento da União Europeia em Cultura, e é parte de uma meta para estimular a economia através de empresas culturais.



Os setores de Cultura e Mídia representam, em média, 4,5 por cento do Produto Interno Bruto europeu, atraindo a atenção do continente como um setor robusto no qual se pode prosperar. Isto marca uma diferença ideológica gritante entre os responsáveis ​​políticos da UE e do Congresso estadunidense e os possíveis candidatos presidenciais dos EUA, que se propõem a reduzir o financiamento federal para as artes para equilibrar o orçamento e melhorar a economia.

Enquanto cerca de metade dos fundos serão destinados à indústria cinematográfica, 500 milhões de Euros (aproximadamente 1,2 bilhões de Reais) serão direcionados diretamente para a promoção das artes visuais e performativas, com uma estimativa de 300 mil artistas para receber financiamento em algum tipo de projeto cultural em todo o continente. O restante do orçamento será utilizado como garantia contra empréstimos, podendo chegar a um adicional de 1 bilhão de Euros (R$ 2,4 bilhões) para pequenos e médios produtores culturais.

Androulla Vassiliou, Comissária da UE para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, disse em um comunicado: "este investimento vai ajudar dezenas de milhares (...) a alcançar novas audiências na Europa e mais além. Sem esse apoio, seria difícil ou impossível para eles entrar em novos mercados”. Vassilou enfatizou o foco do programa na diversidade e expansão de horizontes culturais da Europa para além do seu hub cosmopolita.

O anúncio vem após Bernd Neumann falar, na semana passada em Berlim, do compromisso da Alemanha para o progresso cultural: atribuição de um adicional de 50 milhões de Euros (R$ 120 milhões) para os fundos culturais do país - um aumento de 5,1 por cento em comparação aos últimos anos.

Crédito Foto: Sean Gallup / Getty Images

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.